
JULHO
Sétimo mês do ano segundo o Calendário Gregoriano.
A origem do nome vem de Júlio César, nascido nesse mês o cônsul e ditador romano, era chamado de Quintilis, já que era o quinto mês segundo o antigo calendário romano, o qual começava em março.
Nesse mês trago uma seleção de obras épicas, as quais, se você ainda não leu, leia.
Para começar, não tem como falar em leitura épica sem falar no Senhor dos Anéis
Apesar de ter sido publicado em três volumes – A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei – desde os anos 1950, O Senhor dos Anéis não é exatamente uma trilogia, mas um único grande romance que só pode ser compreendido em seu conjunto, segundo a concepção de seu autor, J.R.R. Tolkien. Com design cuidadosamente pensado para refletir a unidade da obra e os desenhos originais feitos por Tolkien para as capas de cada volume, este box reúne os três livros da Saga do Anel e oferece aos leitores uma nova oportunidade de mergulhar no notável mundo da Terra-média.
O próximo livro é de um dos grandes amigos de Tolkien e que também escreveu uma obra memorável. As Crônicas de Nárnia.
Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal – o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é ‘O leão, a feiticeira e o guarda-roupa’, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. MasLewis não parou por aí. Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como ‘As crônicas de Nárnia’. Nos últimos cinqüenta anos, ‘As crônicas de Nárnia’ transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literaturaclássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, ‘As crônicas de Nárnia’ continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades.
Apesar de não ter tido o mesmo impacto que as obras acima, nem na literatura e muito menos no cinema, Eragon, os livros, são uma leitura épica muito interessante, principalmente em sua abordagem a respeito da magia.
Com mais de 25 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, traduzidos em mais de 50 idiomas, os quatro livros do Ciclo A Herança foram reunidos num ebook que reflete a grandiosidade da saga de fantasia assinada por Christopher Paolini.
Eragon é um jovem camponês que, ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no centro de uma antiga disputa de poder. A pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão. Quando ele se rompe, nascendo Saphira, Eragon é forçado a se converter em herói para salvar o reino da Alagaësia.
Em quatro volumes de tirar o fôlego – Eragon, Eldest, Brisingr e Herança – Eragon conhece seres e lugares diferentes, faz amigos e inimigos, se apaixona, enfrenta desafios difíceis e trava perigosas batalhas. Ao lado de Saphira, seu dragão fêmea e companheira leal, Eragon soma muitas vitórias, mas também coleciona as dores de perdas muito difíceis. Sua jornada, que também é uma caminhada para a maturidade, alia ação, aventura e fantasia à tradição dos melhores romances de formação.
A Eragon foi dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragão. Será que conseguirá vencer os obstáculos que o destino lhe reservou? Agora as suas escolhas poderão salvar – ou destruir – o mundo em que vive.
Não tem como não falar de literatura épica e não falar em Homero e nas obras que lhe é dada autoria. Se quiserem ler, considere as versões mais simplificadas, o original é uma leitura que – considerei – bem difícil.
Ilíada e Odisseia são os maiores clássicos da literatura ocidental. Seus elementos míticos influenciaram a cultura através dos séculos e ainda conseguem dialogar com leitores de hoje
Gostou da lista?
Já leu todos esses livros? O que achou? Quais épicos acha que faltaram a essa lista?




