Você está vendo um filme, ou novela, e um dos personagens durante uma cena abre a geladeira, pega uma lata de cerveja ou refrigerante, vai até a sala, se atira no sofá e liga a tv, assiste a notícias relevantes para a trama enquanto toma sua bebida e acende seu cigarro.
Você pode não perceber, mas acabou de receber uma abordagem sutil de Marketing Indireto.

Mas o que é isso?
É quando a publicidade é feita de forma sutil, fora do contexto publicitário.
No caso citado acima, pode ser a marca da cerveja ou refrigerante, e mesmo de outros produtos dentro da geladeira, a própria geladeira, o cigarro, a tv ou alguma coisa que passava na tv antes do personagem trocar o canal, as roupas que usa ou uma infinidade de outros elementos, como uma revista sobre a mesa ou um objeto interessante em uma prateleira, que apareceram e que ficarão gravadas na memória do consumidor, podendo influenciar suas próximas decisões de compra.
Esse tipo sutil de marketing não usará verbos imperativos (compre / faça / aproveite / inscreva-se / …) e tendo essa abordagem mais leve não pressionará o cliente a tomar uma ação imediata. Influenciando sim, suas ações futuras.
Isso se dá por tornar a marca familiar, e quanto mais familiar mais receptivo se tornará o consumidor a possibilidade de compra daquele produto.
O objetivo do Marketing Indireto é manter a marca viva na mente do cliente, que quando chegar a hora em que esse sinta necessidade de consumir, opte pelo produto mostrado através do Marketing Indireto.
MARKETING INDIRETO x MARKETING DIRETO
Não existe rivalidade entre esses dois tipos de marketing, na verdade, se complementam.
As pessoas dia a dia são bombardeadas com ofertas diretas, não é por acaso que muita gente opta por usar adblocks para reduzir isso. Ou seja, o excesso ostensivo de Marketing Direto faz com que as pessoas criem resistência a ele, fazendo-o com que simplesmente se ignore a propaganda.
Um exemplo disso é que, acostumados com a posição de banners publicitários em sites, tendemos a sequer olhar para onde suponhamos estejam esses banners.
Quantas vezes saiu da sala, mudou de canal ou conferiu o celular quando começou a propaganda na tv?
E quantas vezes leu o panfleto que te entregaram na rua? No máximo costumamos apenas ver do que se trata e logo o descartamos na lixeira mais próxima (ou ao menos devia descartar na lixeira e não jogar na rua).
A abordagem do Marketing Indireto visa reduzir essa resistência.
Dificilmente o consumidor vai rejeitar uma propaganda feita dessa forma.
Você não vai desistir de ver um programa porque o protagonista pediu uma refeição no McDonalds.
O Marketing Indireto é uma boa forma de aumentar as vendas de seus produtos e serviços sem que para isso precise invadir a privacidade dos seus clientes ou fazer abordagens mais agressivas.
As pessoas não gostam de ter sua programação interrompida por um vídeo publicitário, nem ter a concentração quebrada durante a leitura de um site quando salta um popup que cobre toda a tela.
Aplique as duas formas de Marketing de forma inteligente ou sua marca, empresa ou site, poderão ficar com uma má reputação, criando uma resistência do cliente em relação a seus produtos.
ONDE APLICAR O MARKETING INDIRETO
- Filmes
- Séries
- Novelas
- Vídeos na Internet
- Camisetas de Clubes
- Placas publicitárias em estádios
- Backdrops (Também chamados estandes pantográficos, são painéis publicitários usados como plano de fundo para eventos, entrevistas, premiações,…)
- Jogos
- Comerciais de TV
Comerciais de TV? Sim, isso mesmo. Nesse caso os conteúdos não exploram as características do produto ou os motivos pelos quais as pessoas devem comprá-lo, nem incentivam diretamente a compra, mas são apresentados de forma indireta, em propagandas focadas em outro objetivo direto, como campanhas beneficentes ou informativas.
DIRECIONAMENTO
Se você pretende usar o Marketing Indireto, cuidado. Você pode acabar gastando muito dinheiro e da forma errada.
Porque faço esse alerta? Para evitar que você desperdice seu dinheiro e use o Marketing Indireto da forma correta.
Para fazer isso você precisa saber algo bem simples: Quem é seu público alvo?
Precisa saber o máximo que puder sobre seu consumidor em potencial e sobre seus interesses.
Não adianta muito fazer uma campanha de Marketing Indireto focada em um tipo de cliente e divulgar para outro público.
Se seu produto é um produto de beleza indicado para mulheres, não faz muito sentido divulgá-lo em placas publicitárias de estádios de futebol, já se for produtos esportivo faria mais sentido.
Conheça seu público alvo.
Saiba o que mais este consome e onde poderá encontrá-lo.
Caso tenha interesse em aprender a vender pela internet, leia esse ARTIGO






2 comentários em “Como Fazer MARKETING INDIRETO”