
Evite se incomodar no carnaval:
– Respeito
Seja respeitoso ao paquerar alguém. Carnaval ou não, assédio sexual é crime. Ter bebido ou a fantasia de carnaval que alguém usa não é desculpa e muito menos justificativa. Denuncie! Qualquer pessoa que presenciar ou for vítima de assédio sexual e violência, pode e deve denunciar pelo Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (A pena vai de 1 a 5 anos de prisão por importunação sexual).
– Roubos
Para evitar ser roubado, evite carregar celulares e joias de valor nas festas. Se não tiver alternativa, evite deixá-los visível ou de fácil acesso a terceiros mal intencionados. Os carregue nos bolsos da frente, em compartimentos fechados com botões e zíper, se preferir levar na bolsa, mantenha ela na frente do corpo e sempre fechada. (Lembre apenas sempre se andar com seu documento de identificação).
– Crianças
Quanto as crianças, os principais cuidados são:
– Oriente a criança a não aceitar alimentos ou bebidas de pessoas estranhas;
– Jamais aceite convites de desconhecidos;
– Oriente ao pequenino para que fique sempre por perto;
– Sempre combine um ponto de encontro com as crianças;
– Explique à criança que, caso se perca, procure um policial imediatamente.
– Evite que bebês e crianças estejam perto de ‘guerras de confetes’, pois estes podem facilmente entrar para a boca ou nariz, o que pode até mesmo causar sufocamento
É necessário cuidado para evitar o desaparecimento de crianças durante as festas, o ideal é que usem crachás ou pulseiras de identificação para ajudar a serem encontradas caso se percam de seus pais.
– Brigas
Para curtir seu carnaval em paz, fuja de discussões e evite confusões. Se notar sinais de problemas, avise os seus e se retire para um local mais seguro. Fique em grupo e evite a proximidade de pessoas alteradas ou que estejam em busca de confusão
Um comentário em “Segurança no Carnaval”