Congelar alimentos é a melhor forma de evitar desperdícios, congelando aquela refeição que sobrou quanto para preparar com antecedência a alimentação da semana.
Se você não tem tempo para cozinhas todos dias, marmitas congeladas é o ideal para você.

Ao congelar, se retira o calor dos alimentos e isso retarda a ação dos micro organismos que causam a deterioração da comida. O freezer ou congelador deve operar no mínimo a -18º C.
Só que não é simplesmente pegar qualquer alimento, colocar em um pote e levar ao congelador. É preciso tomar alguns cuidados para realizar o devido processo de congelamento.
Recipientes
Não é qualquer pote, escolha os recipientes corretos:
- Os recipientes de plástico são resistentes ao congelamento, mas não podem soltar cheiro e as tampas devem ser hermeticamente fechadas
- As travessas e tigelas refratárias resistem tanto as altas quanto baixas temperaturas, mas não resistem a choques térmicos (deixe que esfriem antes de levá-las ao congelador
- As forminhas de gelo podem ser ideais para congelar alimentos líquidos (e até mesmo frutas e verduras) que depois podem ser desenformadas e divididas em porções
- Os saquinhos herméticos são próprios para armazenamento de alimentos, tanto para bifes individuais quanto para frutas picadas. Lembre de retirar o máximo de ar possível antes de levá-los ao congelador (pode usar um canudinho para isso se necessário for)
Etiquetas
Colocar etiquetas em todos sacos e potes, e nessas a data de congelamento e preparo, pode ajudar você a se organizar melhor, diferenciar o alimento e ter mais atenção ao tempo de validade de cada um.
Condições e Congelamento
Não congele comida quente. Permita ao alimento esfriar primeiro e só então transfira para a embalagem, feche-a bem e leve ao congelador.
Os alimentos crus não podem ser congelados duas vezes. Se descongelou, precisam ser cozidos e só então, com o prato pronto, podem ser novamente congelados.
Ao congelar carnes, essas devem estar frescas e sem tempero. No caso de filés, os congele separadamente em saquinhos individuais.
No caso das hortaliças, lembre sempre de higienizá-las corretamente, e de preferência, fatiar e separar em porções. Ferva elas por alguns minutos, e na sequência, passe água com gelo na mesma quantidade de tempo. Essa é uma forma eficiente de matar as bactérias e garantir a manutenção dos nutrientes. Não esqueça de secar bem elas antes de congelar.
As frutas devem ir para o congelador sem casca e sem caroço, em sacos plásticos. Corte elas em pedaços para acomodar melhor (a banana e a pêra podem ser as únicas frutas a ter um sabor alterado após o congelamento). Você também pode congelar as frutas na forma de purê, amassando-as e acomodando em forminhas de gelo.
Arroz e feijão devem ser cozidos com menos sal que o normal. Separe em potes e cubra com papel alumínio.
Faça porções individuais para congelar.

Descongelamento
Não descongele em cima da pia.
O alimento deve ser cozido imediatamente após descongelado.
O ideal é no dia anterior tirar o alimento do congelador e passá-lo para as prateleiras da geladeira, e após o degelo deve ser cozido em até um dia.
Para descongelar mais rápido, se precisar, coloque o alimento dentro de uma tigela cheia de água da torneira, em temperatura ambiente. Troque a água a cada 30min mas não coloque água quente, que isso aqueceria a superfície do alimento e favoreceria a proliferação de bactérias.
A perda de sabor em alimentos descongelados costuma estar relacionada a erros na hora de descongelar o alimento.
Algumas dicas
- Líquido ao ser congelado, expande, considere isso ao armazenar líquidos para congelar;
- Certifique-se da qualidade dos alimentos que irá congelar e após descongelá-lo. Atente a aparência, ao odor e ao gosto. Se algo estiver errado é melhor jogar fora do que se arriscar;
- Há alimentos que não podem ser congelados: Maionese, Salada de Folhas Cruas, Gelatinas ou alimentos a base de gelatina, Clara em neve ou cozidas, Batatas cozidas, Ovos cozidos, Pudim cremosos, Creme de Leite e cremes em geral, e curau;
- Não congele um alimento que já foi congelado uma única vez.
Espero que essas dicas tenham sido úteis

Conheça o melhor Curso de marmitas saudáveis congeladas – Fitness, lowcarb e vegetariana – Faça sua renda na cozinha.


Um comentário em “Leia isso antes de congelar suas marmitas”