
- Preparação
O principal é que você esteja preparado para a prova. Provas surpresa podem ser… uma surpresa, mas em outros casos, se você tem uma semana, um mês, ou um ano para estudar. Use esse tempo para estudar. Não ache que vai decorar tudo na última hora, não vai. Seja realista. Estude. Aprenda. Porque algo decorado pode ser esquecido, mas algo realmente aprendido, não.
- Calma
Mantenha a calma. Não veja a prova como o fim do mundo. Se você se preparou para a prova, basta manter a tranquilidade. Se não se preparou, aceite a possibilidade de se sair mal. Em caso de nervosismo, tome um gole de água, faça um exercício de respiração. Se concentre na sua respiração por alguns momentos antes da hora da prova, e se necessário, durante ela, pare por um momento e respire ou medite, retorne ao equilíbrio se perceber que está tomado(a) pelo nervosismo.
- Objetivo
Se concentre em seu objetivo. A hora da prova não é hora de divagar, mas de focar-se nas questões e nas respostas para elas. Você não está fazendo a prova a toa (ao menos não devia) ela é um passo para uma jornada que você está percorrendo rumo aos seus objetivos. Não trate isso de forma leviana. Foque-se em dar o melhor de si.
- Simplicidade
Não é hora de inventar. Aplique o que aprender, responda o que é perguntado. Não tente reinventar a roda (ou outras formas de calcular) na hora da prova. Faça o que sabe. Seja simples e objetivo.
- Método
Em provas objetivas, seja metódico ao responder. Em provas dissertativas, seja objetivo e mostre seus conhecimentos. Se exigido pela questão, fundamente suas respostas. Organize sua mente. Talvez uma leitura de toda a prova antes de começar seja apropriada. Algumas pessoas preferem começar com as questões mais fáceis outras pelas questões de cálculo (não por sua dificuldade, mas por exigirem mais do raciocínio mental, o que após metade da prova poderá não estar tão aguçado).
Conhecendo a si mesmo, será mais fácil que crie sua própria metodologia. Lembre apenas de usar o tempo que tem disponível, não seja lerdo e despreocupado em relação ao tempo que tem para fazer a prova, mas também não seja apressado. Responda as questões com calma, e antes de passar para o gabarito, as revise. Estando tudo certo, com muita atenção, preencha o gabarito. Muita gente já foi descuidado e perdeu várias questões por rasurar ou simplesmente distraído, marcar as respostas nas questões erradas do gabarito.
- Clareza
Na redação, e em questões dissertativas, seja claro. Tenha uma escrita legível e utilize uma linguagem mais técnica e formal, sem gírias ou maneirismos. Ter uma prática de leitura o ajudará na hora de escrever fazê-lo com mais clareza. Quanto melhor o avaliador compreender o que escreveu, melhor será. Provas dificilmente irão avaliar opiniões, o que é verdadeiramente verificado é seu conhecimento do conteúdo e seu domínio do idioma. Letra legível. E voz audível, caso se trate de uma prova oral.
Então, BOA PROVA!
E se quiser dar um passo além nos seus estudos, que tal estudar com o método que os Mentores da G3 utilizaram para serem aprovados em 25 concursos estudando por menos de 6 meses , entre eles os concursos da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do TCU? Com esse curso você vai aprender técnicas para memorização, elaboração de resumos, resolução de questões, elaboração de dissertações, além de indicação de material e cronograma de estudos. Clique no link abaixo se quiser saber mais: