Como se proteger do Coronavírus

“Ainda não é a hora de declarar o coronavírus como emergência global.”

– OMS – Organização Mundial de Saúde

Sobre o Coronavírus

Os coronavírus são um grupo de vírus de genoma de RNA simples de sentido positivo (serve diretamente para a síntese proteica), conhecidos desde meados dos anos 1960. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida. Eles são uma causa comum de infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração.

Em dezembro de 2019 uma epidemia de causa desconhecida atingiu a China infectando mais de mil e duzentas pessoas e causando a morte de mais de quarenta, tendo sido confirmada em Cingapura, Coreia do Sul, Japão, Nepal, Tailândia e Vietnã, EUA, França e Austrália. Até então não foi confirmado nenhum caso no Brasil.

Contágio

O coronavírus é em geral transmitido pelo ar através de gotículas expelidas pela respiração ou por contato direito ou indireto com secreções. Sendo um vírus que se mantém viável no ambiente por dias através de superfícies molhadas.

O coronavírus pode ser contraído por humanos pelo contato com outras espécies. Podendo ser transmitido pelo consumo de animais. Variações do coronavírus já foram transmitidas pela carne de civeta (espécie aparentada do guaxinim) e de dromedários. A suspeita dessa vez recai sobre o mercado de frutos do mar, sendo mais provável entretanto que tenha vindo de um animal comercializado vivo, como a galinha, cobra, morcego ou coelho.

Sintomas

Os sintomas são entupimento nasal, tosse, garganta inflamada, mal estar, febre e dor de cabeça, as variantes mais graves como a atual 2019-nCoV, podem causar pneumonia.

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

  • evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • manter os ambientes bem ventilados;
  • evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações

Vale frisar que as orientações do Ministério da Saúde não se aplicam unicamente ao coronavírus e que são medidas que podem evitar também se contaminar de muitas outras doenças e infecções respiratórias.

MIRA NA INDEPENDÊNCIA
Mentoria completa, do básico ao avançado.
Distribuída em 10 módulos, para que qualquer pessoa esteja altamente capacitada a atingir sua independência financeira.
Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora